A importância da drenagem linfática


A técnica de drenagem linfática manual é complexa, constituída por um conjunto de manobras muito específicas, que estimula o sistema linfático por meio de massagens, contribuindo na eliminação do excesso de líquidos e toxinas, eliminados pela urina. 

Ela é feita com pressão e deslizamentos das mãos sobre a pele da cliente, direcionando o líquido excedente pra os gânglios linfáticos, responsáveis por essa eliminação, reduzindo o inchaço do corpo.

Desta forma, a drenagem é indicada em diversos casos como:

- tratamento pré e pós-operatórios de lipoaspiração;       

 - cirurgias plásticas;                                                                                                                                 - eliminação de toxinas (pessoas que retém líquidos no corpo, por exemplo: quem toma anticoncepcional e quem fuma).

A drenagem linfática no pós-operatório é uma modalidade que pode ser efetuada em todos os tipos de cirurgia. 

Além de acelerar a recuperação do paciente, promove a melhora da autoestima e mantém o estado psicológico em condições normais. Deve ser feita no corpo todo para estimular a circulação linfática geral e, na área operada, o trabalho deve ser mais detalhado e direcionado, de maneira lenta e delicada, com o intuito de diminuir o processo inflamatório provocado pela cirurgia.

Se fizer a drenagem antes de qualquer cirurgia, melhor será o resultado final e menor será a formação de fibroses pós-operatórias. Pode ser realizada após 48 horas da cirurgia, porém, cabe ao cirurgião plástico definir qual o melhor momento para o paciente iniciar o tratamento. 

A drenagem linfática também atua no tratamento da celulite, pós-traumatismos, retenção de líquidos, cansaços e desconforto muscular que ocorrem durante a gestação, em certos períodos de TPM, insônia e pós- mastectomia. 

Ela contribui para a defesa do corpo e sua ação anti-inflamatória e também promove relaxamento, reduzindo a ansiedade do dia-a-dia.

Se você está com retenção de líquidos, ou quer manter a saúde e a boa forma, vale à pena recorrer à drenagem linfática manual, sendo também importante associá-la com exercícios regulares e alimentação saudável, lembrando-se sempre que esta deve ser realizada apenas por profissionais qualificados.

Serviço: Del Mare Centro de Estética / contato 99106-2504 (whatsapp) facebook.com/esteticadelmare

 

Danyella Lemos                                                                                                 Esteticista e Cosmetóloga                                                                                                Graduada pela Universidade de Franca-SP

Estética