Boxeando contra as gordurinhas e o stress


De uns tempos pra cá, as mulheres estão aderindo a golpes mais agressivos contra as gordurinhas e a favor de um corpo mais definido nas aulas de boxe.

Emagrecer, relaxar e conquistar mais saúde é o que você lucra quando decide ir à luta. E tchau calorias! 

Em uma aula de boxe, em que você corre e pula corda para aquecer, faz abdominais, salta e movimenta braços e tronco, gasta perto de 800 calorias. Exercícios intensos que trabalham ao máximo o aproveitamento de oxigênio pelo organismo, prolongam a queima de energia até 14 horas depois que você parou de malhar.

 

Não se preocupe achando que vai ganhar braços grandes demais ou ficar com o corpo masculino se começar a lutar. Esse tipo de treino não faz os músculos “bombarem”, pelo contrário, além de ser ótimo para secar a gordura, o exercício define o corpo sem aumentar a massa muscular.       O boxe modela braços, ombros, costas, panturrilhas e é malhação para o abdômen, que precisa estar ativado o tempo todo. Exige bastante agilidade e reflexo.

 

E mais: para dominar os golpes, você precisa treiná-los à exaustão. Cada movimento chega a ser repetido mais de 100 vezes em uma aula, o que aumenta o gasto calórico e contribui para definir os músculos.

Na aula, é preciso ter foco no adversário e atenção para coordenar os golpes e evitar lesões. A prática da luta contribui para melhorar o nível de concentração. 

A barriga retinha e definida de quem pratica alguma modalidade de luta é resultado da malhação pesada que essas aulas são para o core (a musculatura que inclui abdômen, glúteos e parte debaixo das costas), que é o centro de força do corpo. Fortalecer esses músculos é fundamental para estabilizar as costas, acertar a postura e prevenir dores.

 

Todo tipo de luta e arte marcial é ótimo para eliminar a energia interna represada e recuperar o equilíbrio e a calma. Passar alguns minutos socando um saco de areia manda embora a raiva, a irritação e o nervosismo. Pessoas que praticam luta com frequência têm níveis mais baixos de stress e mais altos de autoestima e inteligência.

Tá estressado? Vai lutar! Soltar os “bichos” na aula é uma alternativa certeira para aliviar as tensões e a ansiedade do dia a dia.

 

Por Daniel Carvalho Filho

professor de boxe da Academia Sotália Sports

Esporte Vida Saudável