Equitação: harmonia entre o ser humano e o cavalo


A Equitação é uma prática que pode ser utilizada de várias maneiras, conforme a necessidade e desejo de cada pessoa. É uma atividade que influencia diretamente na qualidade de vida, através do contato com o cavalo.

No Centro Equestre Cantagalo, além da montaria, o aluno é preparado para atividades mais específicas com o cavalo. O contato com os animais não se limita exclusivamente às aulas na pista. O aluno é preparado para entrar em contato com o cavalo de maneira segura, aprender a identificar a linguagem do animal e cuidar do cavalo até conseguir, de acordo com suas condições, equipá-lo para a montaria de maneira independente.

Já montado, o aluno tem a oportunidade de aprender a conduzir o cavalo com segurança em suas diversas andaduras, desenvolvendo então, no conjunto destas atividades, a atenção, a autoconfiança, a segurança e a paciência.

Os cavalos ensinam o que significa lealdade, confiança no outro, sensibilidade e sinceridade. São absolutamente autênticos, ajudando ainda a desenvolver a força interior, sensibilidade tátil e motora, postura e força muscular. Quando você aprende como os seus sentidos se ajustam com os sentidos do cavalo e vice-versa, e aprende na prática como controlar e se ajustar aos movimentos do animal, o aperfeiçoamento equestre é muito acelerado.

Os alunos mais avançados têm oportunidade de desenvolver e aprimorar suas técnicas dando mais atenção às sutilezas da relação homem-cavaleiro, criando assim mais autonomia e segurança no treinamento.

Os desafios vão aparecendo conforme o desenvolvimento pessoal. As crianças e adolescentes acabam se interessando mais pela parte esportiva, aprendendo a saltar obstáculos e a participar de competições. Porém, muitos alunos das mais variadas idades,buscam o bem estar proporcionado pelo contato com os cavalos. As aulas então vão se direcionando para lazer, terapêutica, esporte ou competição.

No ano de 2015, dois alunos do Centro Equestre Cantagalo foram campeões nacionais por equipe na categoria escola 80cm: Raquel Monteiro e Diogo Alberton. Já em 2016, a amazona Marina Orlando foi campeã nacional por equipe também na categoria escola 80cm. Aruã Viggiano Souza, vice campeão nacional por equipe jovens cavaleiros e Paula Mafazzioli Delgrande vice campeã brasileira mini mirim por equipe, resultados bem expressivos para o estado de Santa Catarina.

Todos aprendem os cuidados com o cavalo, desde guiá-lo do chão, cuidados básicos com o pêlo e cascos, colocação e retirada dos equipamentos, cuidados com o equipamento, até a montaria propriamente dita, básica e avançada.

O Centro Equestre Cantagalo oferece Equitação e Equoterapia. Está localizado no bairro João Paulo em um lugar privilegiado pela natureza, cercado de pássaros, árvores e emoldurado pela vista do mar e das montanhas. As aulas de equitação acontecem de segunda a sexta com os professores Fabiano Souza e Juliana Gelbcke, para crianças a partir de 7 anos, jovens e adultos. O Cantagalo também oferece hospedagem de cavalos, doma, treinamento de cavalos e treinamento hípico esportivo.

Projeto Social “ADOTE UM PRATICANTE”: Participe dessa iniciativa do Centro Equestre Cantagalo, que promove o acesso de pessoas carentes e com necessidades especiais à equitação e equoterapia!

 “Um amigo me chamou pra cuidar da dor dele, guardei a minha no bolso. E fui.”                                                                                                                                                                                        Cecília Meireles

O Centro Equestre Cantagalo tem um projeto social chamado “Adote um praticante” que visa, primeiramente, ajudar a comunidade local. Foi criado para dar oportunidade a pessoas carentes de terem uma melhor qualidade de vida através da Equoterapia e Equitação Lúdica. A prática é indicada para pessoas que apresentam necessidades especiais, transtornos comportamentais, dificuldade de aprendizagem e outras patologias que acometem o ser humano. Crianças a partir de dois anos já podem praticar a Equoterapia.

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

Principais benefícios: Melhora postura e equilíbrio; Ajuda a superar medos e dificuldades; Aumenta a autoestima e a sociabilidade; Aprimora a atenção e a concentração; Ajuda a aprender disciplina e regras; Desenvolve a coordenação motora.

O Projeto possui uma lista de crianças e jovens carentes que se cadastraram e estão à espera de pessoas interessadas em ajudar. São parceiros do projeto a APAE, Casa Lar, Saúde e Criança e Serte.

Ângelo Scarlassari Neto, psicólogo e idealizador do projeto, se preocupa com a questão social e já tem os seus adotados. Mas são muitos na lista de espera, e somente com a ajuda de outras pessoas o projeto “Adote um Praticante” irá crescer.

Descubra como fazer parte dessa bela história pelo telefone 48-9622-4494.

O Centro Equestre Cantagalo fica na Rua Francisca Inês da Costa, 342 – Bairro João Paulo – Contatos 48-9139-5230 / 48-9622-4494.

Vida Saudável