Exercícios x Verão

O CALOR NÃO PRECISA SER MOTIVO PARA DESISTIR DAS ATIVIDADES FÍSICAS, APENAS EXIGE MAIORES CUIDADOS.

Com os termômetros atingindo temperaturas tão altas, até uma simples caminhada ao ar livre pode ser desgastante. Com o calor excessivo, o coração e os pulmões esforçam-se mais e a temperatura do corpo aumenta. Sem tomar os devidos cuidados, pode ocorrer fraqueza, desidratação, queda de pressão, tonturas, câimbras, náuseas e até desmaios, além das queimaduras na pele devido a exposição prolongada ao sol, que podem trazer de um simples desconforto até risco de câncer.

Algumas atividades mais adequadas para se praticar sob as altas temperaturas são as realizadas na água como a natação, hidroginástica, surf e stand up, ou optar por se exercitar em ambientes cobertos e bem climatizados como as academias.

Algumas dicas para você se exercitar nos dias mais quentes:

Coma algo leve (fruta, suco ou vitamina) uma hora antes do exercício, para não sentir fraqueza;

Coma mais vezes ao dia e em quantidades menores;

Beba água antes, durante e após o treino;

Vista roupas leves, folgadas e de tons claros. Tecidos de linho, algodão e dry fit ajudam na evaporação do suor;

Use boné, óculos de sol e protetor solar antes de sair ao sol;

Pratique exercícios ao ar livre no início da manhã (entre 6 e 8 horas) e no final da tarde (depois das 18 horas). 

Todos esses cuidados devem ser tomados por pessoas de todas as idades, mas alguns grupos mais vulneráveis devem redobrar a atenção. Idosos, crianças e gestantes são mais sensíveis aos efeitos do calor, assim como os hipertensos, diabéticos (que transpiram menos e, por isso, não têm o resfriamento adequado da temperatura do corpo durante o exercício) e pessoas com algum tipo de deficiência cardíaca ou respiratória. A recomendação básica é sempre procurar um médico antes de iniciar qualquer atividade física.

O que não se deve fazer:

Vestir roupas escuras para se exercitar;

Ir malhar com a barriga vazia;

Comer alimentos gordurosos e de digestão difícil antes de praticar exercício;

Sair para correr ou caminhar na hora do almoço;

Forçar-se a continuar o exercício mesmo se sentindo fraco ou com tontura;

Não use o calor como desculpa para não se exercitar. Com cuidado e moderação, a atividade física deve fazer parte da rotina o ano inteiro, independente da estação.

Luciana Prado – assessoria de imprensa Sotália Sports

Vida Saudável