Hidratação da pele na estação mais fria do ano.


A pele, o maior órgão do corpo humano, merece atenção especial para que esteja sempre sedosa e nutrida.

Durante o inverno, a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeita ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações corporais mais profundas e, além disso, investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo.

Cuide-se:

Beba bastante água: no inverno muitas pessoas diminuem a ingestão de água e a pele sofre com isso. Portanto, beba no mínimo dois litros de água por dia.

Com o frio chegando, as pessoas mudam a temperatura do chuveiro para mais quente e acabamos ficando um pouco a mais de tempo no banho para afastar o frio e isso causa o ressecamento. A dica é diminuir a temperatura do banho e evitar que ele seja demorado.

Evite se ensaboar demais e utilizar buchas e produtos com ação esfoliante, pois eles contribuem para o ressecamento da pele.

Dê preferência para sabonetes líquidos, por possuírem pH mais neutro e próximo da pele.

Utilize cremes com ação hidratante. Além de evitarem o ressecamento, impedem queimaduras causadas pela baixa temperatura. Passe-os sobre a pele limpa, sempre após o banho.

Utilize óleos corporais, que, apesar de não serem hidratantes, formam um filme sobre a pele, preservando a sua umidade natural. Óleos como o de semente de uva e o de gergelim são ricos em vitaminas A, complexo B, C e E, que são antioxidantes e hidratantes naturais. Temos também o de amêndoas e o óleo de coco.

É importante não se esquecer dos lábios. Devido às baixas temperaturas, é comum esta região ficar ressecada e facilmente desidratada. Utilize produtos com manteigas de cacau.

Mesmo a pele oleosa necessita de hidratação, pois este tipo de pele, devido à remoção constante da oleosidade (deve ser limpa pelo menos três vezes ao dia), acaba apresentando certo ressecamento. Nestes casos, é aconselhável hidratá-la com produtos livres de óleo, tais como os géis.

Tenha uma alimentação saudável

O ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. 

As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja, entre outras; e vegetais como o brócolis, o repolho e a cenoura, são exemplos de alimentos para esta estação.

Para pessoas que têm dificuldade em tomar água durante esta estação, uma dica: ingerir chás claros ou de frutas, dividindo a quantidade indicada para um dia, dois litros, entre água e chás. Assim, o consumo torna-se mais prazeroso!

Hábitos para evitar o ressecamento da pele:

Além dos cremes, outras atitudes podem evitar que a pele fique ressecada.

Lave o rosto com água fria, duas vezes ao dia.

À noite, é essencial fazer a limpeza da pele corretamente. Lave o rosto com água fria ou morna e depois use um tônico para seu tipo de pele e em seguida, um hidratante.

Para os lábios, joelhos, cotovelos e calcanhares aposte em pomadas. Elas são mais espessas e ficam na superfície por mais tempo.

Dica Caseira:

Máscara hidratante de pêssego:

O pêssego serve para qualquer tipo de pele. Para fazer a hidratação, basta retirar a polpa de dois pêssegos maduros.  Em seguida, você vai amassar bem a fruta e acrescentar duas colheres de sopa de farinha de trigo. Logo após a mistura, aplique em todo o rosto e deixe agir por 30 minutos.  Para enxaguar, use água morna e sabonete hidratante. É importante que o procedimento seja realizado na parte da noite.

Após a remoção, se sua pele for seca, passe o óleo de coco extravirgem na pele (deixe 20 minutos) e remova apenas com água ou pode deixar na pele e dormir com ele.

Aplique duas vezes por semana.

Serviço: Del Mare Centro de Estética / contato 99106-2504 (whatsapp) facebook.com/esteticadelmare

 

Danyella Lemos                                                                                                 Esteticista e Cosmetóloga                                                                                                Graduada pela Universidade de Franca-SP

Estética