Ilustrador cria História em Quadrinhos sobre Franklin Cascaes


O Fadólico apresenta 2 contos do pesquisador misturando ficção e temas reais ainda relevantes nos tempos de hoje

 

Com o objetivo de disseminar o conhecimento cultural da Ilha de Santa Catarina entre os moradores, estudantes e turistas, Maurício Paiva decidiu levar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) adiante e produzir uma história em quadrinhos sobre Franklin Joaquim Cascaes, ícone da Ilha quando se fala em folclore e tradições populares. Em processo de finalização, a obra será lançada no dia 26 de outubro em Florianópolis em um evento aberto ao público no Sítio Coworking, na Lagoa da Conceição, às 19h. O projeto será lançado no mês em que Cascaes completaria 109 anos. O aniversário de vida de Francolino, como era chamado, é comemorado no dia 16 de outubro.

 

O ilustrador se apaixonou aos 8 anos por histórias em quadrinhos e resolveu usar desta arte para aproximar os jovens da cultura da Ilha e a mitologia de Franklin Cascaes. Trazendo uma linguagem contemporânea, O Fadólico apresenta 2 contos de Franklin Cascaes: "Balanço Bruxólico" e "O Padre e as Perdizes", misturando ficção e discussões relevantes atualmente mas que já eram levantadas pelo pesquisador na década de 60, como a preservação da cultura, do meio ambiente e das nossas belezas naturais. Ao todo, 1.500 livros serão distribuídos gratuitamente em Escolas, Universidades e via Fundação Franklin Cascaes.

 

Maurício Paiva, morador do Canto da Lagoa, respira arte desde pequeno. Seu pai, Zé Paiva, é fotógrafo há mais de 30 anos e também o editor geral de O Fadólico. Maurício enxerga na história em quadrinhos (HQ) uma forma de alcançar diversos públicos. “É uma honra homenagear Franklin Cascaes usando uma arte contemporânea como a HQ. Passar adiante a mensagem de preservação da identidade de um lugar é um grande desafio, mas se os jovens se interessarem por conhecer suas histórias e se sentirem parte do que a cidade se transformou hoje, então a missão será cumprida”, conta o ilustrador.

 

Serviço

O quê: O Fadólico

Quando: 26 de outubro, às 19h

Quanto: gratuito, com distribuição gratuita dos livros

Onde: O Sítio Coworking. R. Francisca Luísa Viêira, 53 - Lagoa da Conceição, Florianópolis - SC, 88062-140

Mais informações e inscrições: https://ositio.com.br/evento/arte/o-fadolico-lancamento-do-livro-e-exposicao-pocket/

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

18 out 2017


Anuncie