Joãozinho e a Grande Invenção: um jeito divertido de ensinar as crianças


Joãozinho e a Grande Invenção: um jeito divertido de ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente

 

Joãozinho e a Grande Invenção é uma história autoral inspirada na vivência dos autores com atividades artísticas e de educação ambiental, e também nos livros NhacNhac (Mick Manning e Brita Granströn) e Uma Teia Alimentar (Neide e Suzana). A contação de história vem trazer para o universo infantil seres invisíveis que são responsáveis por transformações essenciais para os ciclos da natureza.

Para resolver o problema da falta de alimento dos seres que vivem embaixo da terrinha preta, Joãozinho embarca em uma aventura onde viaja em um saco de lixo, conhece a Cacica Urubu e seu fiel escudeiro Ranho, além de sobrevoar o planeta Terra. Essa experiência tão grande para um ser tão pequeno, o inspira na criação de uma Grande Invenção que pode resgatar o elo entre o homem e a natureza. Para dar vida a esta aventura, narradores viram personagens, músicas autorais são executadas ao vivo e trilhas sonoras conduzem os expectadores por esse mundo imaginário, onde as crianças se transformam em seres da terrinha preta para ajudar Joãozinho na criação da Grande Invenção. O fim desta história é um novo começo, os expectadores levam para casa ou para escola o experimento construído em cena, que é uma mini composteira na garrafa pet transparente, onde o trabalho e a existência do Joãozinho se elucidará ao verem, dia após dia, a transformação das cascas de frutas e verduras em adubo, a terrinha preta

O projeto 

Além de proporcionar uma vivência lúdica e poética, a contação de história Joãozinho e a Grande Invenção vêm desmistificar a idéia que o senso comum tem a respeito das sobras de comida e seu processo de decomposição.  A contação de história tem como base um histórico de mais de dois mil anos em que diversas comunidades se utilizam da transformação das sobras de alimento para produzir adubo, técnica conhecida como compostagem, que é a reciclagem da matéria orgânica, base para uma agricultura ecológica. Nos dias atuais a compostagem é uma excelente solução para o problema do lixo no nosso planeta. A Grande Invenção nada mais é do que a elaboração de uma casa para as bactérias do bem, colocando camadas (ingredientes) ideais para proporcionar a realização do processo de compostagem. Em uma garrafa pet transparente a disposição destas camadas compõe uma obra de arte dinâmica, onde os espectadores podem acompanhar em torno de 25 dias, o processo de transformação das cascas em adubo.

É difícil imaginar como uma casca de fruta ou verdura pode se transformar em adubo, parece até mágica! O experimento, A Grande Invenção, que é o desfecho da história torna-se o início de uma nova experiência: visualizar dia-a-dia o processo de decomposição e todos os seres que fazem parte dele. Esse processo é exemplo do ciclo de toda matéria orgânica, ou seja, o ciclo da vida. Assim a contação de história Joãozinho e a Grande Invenção pode desdobrar-se em uma série de atividades que contribuem no processo de educação, como um trabalho de fotografia, desenho, pesquisas do seres que vivem na terra, entre outras coisas, até a elaboração de uma composteira na escola ou em casa. Afinal todos nós podemos ser grandes inventores, desde os mais grandões, até os mais pequeninos, assim, do tamanho do Joãozinho.

Sobre os Contadores

JulioMaestri é palhaço, ator, músico, compositor e educador ambiental. Possui formação de Engenheiro Agrônomo, pela UFSC e de técnico em meio ambiente pelo CEFET/SC.

Gabriela Leite é palhaça, atriz, produtora e diretora. Possui formação em Licenciatura e bacharelado em teatro pela UDESC e residência artística no Circo da Dona Bilica.

APOIO: Sotália Socioambiental.

Meio Ambiente