O Ovo e seus benefícios

Segundo os estudos sobre nutrição humana, o ovo é o segundo alimento mais completo do mundo. Este alimento, também cheio de mitos, já foi considerado por especialistas da área como um grande vilão da saúde. Nada mais, nada menos, esse alimento é o conhecidíssimo OVO, que faz parte da alimentação dos humanos, há milhares de anos.

O ovo é um alimento riquíssimo em nutrientes como proteínas, vitaminas (A, D, E, complexo B – B12, ácido fólico, Colina, biotina), minerais (selênio, cálcio, magnésio, ferro, zinco, fosforo), lipídios e fitoquímicos como luteína e zeaxantina. Vale lembrar que os lipídeos, minerais e vitamina estão presentes quase que totalmente na GEMA, sendo a CLARA constituída especialmente pelas proteínas.

Seus benefícios são ótimos, ao contrário do que muitos pensam, ele ajuda na diminuição do colesterol, diminui riscos cardiovasculares e níveis de insulina. Seu consumo é maravilhoso para memória, pele, cabelo e é ótimo para a saúde dos olhos, evitando futuras cegueiras quando idosos.

Sugiro consumir ovos diariamente, de forma cozida ou mexidos, no café da manhã e nos pequenos lanches.

 

ATENÇÃO: Ovos cozidos e armazenados na casca, na geladeira duram até 4 dias.

 

Para adicionar esse alimento no seu dia-a-dia, uma ótima opção é preparar a crepioca ou omelete.

·      1 ovo caipira

·      1 colher (sopa) cheia de tapioca

·      1 colher (sopa) cheia de farinha de linhaça dourada ou aveia ou quinoa

Opção – ser for salgada colocar 1 pitada de sal rosa + temperos (orégano + açafrão...) ou doce colocar 1 colher (sopa) não muito cheia de cacau + nibs de cacau

→ Misture todos os ingredientes em um refratário pequeno e coloque em uma frigideira. Deixar assar bem um de um lado e depois vira para assar o outro. Pronto é só colocar o recheio salgado ou doce. Servir. 

Vida Saudável