OSTEOPATIA: entenda o que é e suas principais aplicações


A Osteopatia é um método de avaliação e tratamento manual, criada pelo Dr. Andrew Taylor Still (1828 – 1917) nos Estados Unidos, que visa reestabelecer a função das estruturas e sistemas corporais. Está fundamentada em um conhecimento profundo de anatomia e fisiologia humana.

De acordo com a Osteopatia, o foco maior do estudo e do tratamento é na origem da dor e não onde ela está localizada. Até porque a dor não é a causa principal da lesão, normalmente elas podem ser ocasionadas devido a um desequilíbrio. Por exemplo, um entorse de tornozelo pode ser um fator causal de uma dor no quadril e somente através de uma avaliação detalhada estes desequilíbrios serão expostos para a abordagem terapêutica.

O Osteopata busca a causa, através de uma avaliação detalhada do paciente em que todo o histórico dos sintomas será abordado e interpretado e utiliza as mãos como principal ferramenta para analisar e tratar, organizando tais desequilíbrios e disfunções estruturais, que costumam ser a causa de dores e lesões, de forma CURATIVA e PREVENTIVA.

Principais indicações:

A Osteopatia tem uma ampla indicação, podendo ser usada desde tratamentos pediátricos até tratamentos para indivíduos com idade mais avançada.

- Patologias da Coluna Vertebral: torcicolos, dor lombar crônica ou aguda, cervicalgias, dorsalgias, hérnias discais, e dores ciáticas.

- Patologias do Sistema Músculo Esquelético: tendinites, entorses, estiramentos e contraturas musculares,

- Dores associadas a prática esportiva e gesto específico no esporte praticado.

- Desequilíbrios metabólicos e viscerais

A durabilidade do tratamento, incluindo quantidade de sessões e intervalo entre elas, depende da resposta sintomática de cada paciente, pois esta indicação acaba sendo particular para cada caso com o intuito de esperar a resposta do corpo de acordo com cada situação.

A Osteopatia vem sendo estudada e aprimorada pelos praticantes do método em todo o mundo. No Brasil, existe uma regulamentação pelo Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) que qualifica o fisioterapeuta como profissional habilitado a ter essa especialização.

Rosana Lucia Pereira de Souza CREFITO 57790-F / 57790-S    *Experiência na área de Osteopatia Esportiva e Alto Rendimento, Osteopatia Clínica e Osteopatia Pediátrica                                      - *Fisioterapeuta formada pela Universidade Anhembi Morumbi    *Osteopata C.O pela Escuela de Osteopatia de Madrid

*Membro da AOB – Associação dos Osteopatas do Brasil -- *Capacitada Método Yin Yoga                                                                     *Instrutora de Jiu Jitsu – capacitada pelo Método Alliance *Coordenadora do Setor de Fisioterapia – Academia Cia Athletica Unidade Morumbi -SP

Sócia proprietária da Osteopatia Campeche                                                       Contatos 99604.4839 / 99122.9500 Atendimento com hora marcada.

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

13 fev 2019


Anuncie