Parque Morro das Pedra


A proposta do Parque Morro das Pedras é uma conquista comunitária fruto de anos de diálogo com os governos municipais, que culminou com autorização da atual gestão, para que a comunidade realizasse uma oficina compartilhada e participativa com lideranças e moradores do Sul da Ilha, com o propósito de definir qual o conceito que a população deseja para qualificar este espaço público do Sul da Ilha.

Essa oficina foi realizada em setembro de 2017. Chamada de “Oficina Participativa Viradão Criativo” (nome dado porque os envolvidos dedicaram uma noite inteira de trabalho nessa oficina, até o amanhecer) foi encerrada com a missão de entregar no início deste ano o projeto paisagístico completo do Parque para o poder público.

As definições populares que foram tomadas durante a oficina apontaram para uma maior conectividade urbana através das aberturas de passagens para pedestres e ciclistas ao longo de todo o entorno da área do parque e das vias públicas.

O projeto do Parque Morro das Pedras está dividido em quatro seções diferentes para permitir o manejo controlado e a preservação da vida silvestre, existente em boa parte de sua área não agredida pela ação do homem.

O arquiteto Evandro Andrade, que coordena o “Biro Comunitário de Projetos” destaca a concepção da forma geométrica dos caminhos e da praça de lazer do Parque, determinadas a partir dos condicionantes do curso d'água existente ao longo do parque e também com algumas ruas do bairro, que definiu o alinhamento com a cidade e a natureza existente.

Segundo André Luiz, presidente da Associação Comunitária Morro das Pedras e coordenador das ações da sociedade civil organizada para o Parque Morro das Pedras, destaca que a transparência e a governança da comunidade do Sul da Ilha tem sido o melhor argumento para apresentar um desenho de cidade que represente os desejos e os sonhos dos moradores.

O prefeito Gean Loureiro e o vice-prefeito João Batista Nunes, apóiam a realização da primeira fase das obras em razão da grande mobilização comunitária.

Para a primeira fase de implantação do Parque e inauguração em setembro de 2018, a comunidade espera que a prefeitura possa entregar o parquinho infantil, a quadra polivalente de esportes, a torre de observação, o vôlei de praia, o palco coberto e o campo de futebol.

Maiores informações e detalhes poderão ser obtidos junto à vice prefeitura de Florianópolis, para onde estão sendo encaminhados os projetos e desejos comunitários consolidados através da “Oficina Participativa Viradão Criativo”pela criação do Parque Morro das Pedras.

Contatos:

André Luiz - Presidente – 99982-9083 Whatsapp

Flammarion Damiani - Vice Presidente - 99912-5664

Mauricio França - Diretor financeiro - 99166-2244

E-mail: diretoria.acmp@redemorrodaspedras.com.br

Facebook: acmpmorrodaspedras

Comunidade