VERÃO – DICAS QUENTES PARA REFRESCAR E CUIDAR DO SEU PET


Estamos na estação mais quente do ano e também na época das férias. Um momento ideal para curtir o sol, a folga e a natureza ao lado dos nossos familiares, amigos e animais de estimação.

            Mas temos que tomar MUITO cuidado com as altas temperaturas, elas podem ser fatais para os nossos pets. Aqui vão algumas dicas para evitar problemas desagradáveis:

- Sempre verificar e trocar a água do seu animal , de preferência, deixar mais de um pote de água e na sombra.

- Providenciar um local sombreado e arejado, para que o animal possa se proteger do sol.

- Nunca fazer exercícios físicos com os animais nas horas mais quentes do dia (entre 10:00h e 17:00h, devemos evitar exercícios e atividades físicas).

- NUNCA deixe seu animal dentro do carro, mesmo com uma fresta da janela, não haverá ventilação suficiente e a temperatura excederá o nível acitável e rapidamente causará a morte do animal.

- Animais como Hamster, coelho, esquilos, são muito sensíveis ao calor – Não os deixe no sol, evite ao máximo andar de carro com eles, mantenham esses animais em local arejado, fresco, sombreado. E sempre com água e alimentos frescos.

- NUNCA andar de bicicleta com o cão, pois ele estará fazendo uma atividade física muito intensa, sob uma temperatura muito alta, em um chão extremamente quente – o risco de hipertermia ou intermação – quadro de desmaio, convulsão e morte - é muito alto! Caso seu animal apresente algum sintoma, corra para o Médico Veterinário.

- Sempre que pensar em sair para passear com o cão, tire o seu sapato e caminhe por alguns momentos pelo chão quente, se você não agüentar a alta temperatura, o seu animal também não aguentará! Quiemaduras dos coxins são muito freqüentes, dolorosas e de difícil tratamento.

- Alguns animais adoram tomar banho, podemos então providenciar uma piscina para que eles se refresquem e também dar banhos de mangueira ou chuveiro.

- Podemos disponibilizar um ventilador para os animais, ou até mesmo o ar condicionado os para cães, principalmente para aquelas raças de focinho curto, como o boxer, pug, buldogue francês, entre outros.

- Podemos colocar gelo na água, os cães adoram água gelada e também gostam de brincar com gelo.

- Cães que vivem um quintais, adoram fazer buraco para encontrar a terra úmida e fresca, não dê bronca, eles estão apenas se refrescando.

- Se levar o animal na praia, providencie uma boa sombra, coloque uma toalha para evitar o calor da areia e ofereça água fresca frequentemente. Depois do banho de mar, devemos dar banho de água doce para remover as partículas de sal.

- Se for tosar o animal, nunca faça uma tosa muito baixa, pois a pele de alguns animais não está preparada para receber a luz do sol e sofrerá queimaduras e ainda irá aquecer mais o animal . Faça uma tosa com lâmina média ( normalmente a “número 4”).

            Seguindo estas dicas, usando o bom senso e cuidando com atenção e carinho dos nossos animai de estimação, todos nós poderemos aproveitar com tranquilidade o verão e as férias!

Daniel G. Pohl – Médico Veterinário – Fisioterapia Veterinária – CRMV-SC 1704 – (48) 999715141

 

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

20 fev 2019


Por Daniel Pohl
Anuncie