Você já ouviu falar no Cardomomo?


 

O Cardomomo é um condimento indiano com sabor perfumado, ardido e muito peculiar. Encontramos o Cardomomo em formato de pequenas vagens com grãos em seu interior de cor preta ou marrom, conforme o local do plantio e a espécie. Pode ser usado na culinária, tanto em doces como em salgados. A nutrição funcional destaca seu uso também em chás, que podem ser combinados com outras ervas e condimentos, como exemplo temos: camomila, espinheira santa, erva doce, canela, gengibre. Nos últimos estudos sobre o cardomomo em atletas e esportistas, verificou-se que é um potente aliado na performance, pois possui propriedades que evitam a oxidação mitocondrial. Recomenda-se a ingestão de água com cardomomo e gengibre, ótimos aliados para quem treina e é esportista.                                                                                         Dentre suas propriedades medicinais, destacamos seu uso como antisséptico oral e das vias aéreas superiores, problemas digestivos, gases, desconforto gastrointestinal. Seu óleo é um excelente analgésico.                   O Cardomomo também é considerado um estimulante da libido, pois aumenta os níveis de testosterona no corpo.

Benefícios nutricionais: oferece cerca de 300 calorias por 100 gramas do seu consumo. Contém principalmente carboidratos e fibras alimentares. Também contém gorduras e minerais como o Sódio, Potássio, Ferro, Cálcio e Magnésio. E as vitaminas como a Vitamina A, vitamina B e Vitamina C.

Benefícios para gripe: indicado no tratamento da bronquite, asma ou tosse. Este tempero forte e pungente tem um efeito calmante e quente. Ele ajuda a liberar o catarro e, portanto, ajuda contra nariz entupido e garganta. Chá de Cardamomo com mel é uma opção maravilhosa durante o inverno e pode auxiliar no alívio de dores de cabeça.

Benefícios na higiene oral: o Cardamomo pode ser mastigado para inibir mau odor. Seu óleo é útil para manter as gengivas e dentes saudáveis, devido suas propriedades antibacterianas.

Benefícios para cabelo: o Cardamomo nutri e mantém o couro cabeludo hidratado, devido à presença de óleos voláteis. Além disso, ajuda na remoção da caspa e torna o cabelo brilhante.

Benefícios para pele: é uma excelente fonte de várias vitaminas, antioxidantes e óleos voláteis. Possui radicais livres, que combatem o envelhecimento precoce. A Vitamina C ajuda a manter a pele saudável e macia. Acne e manchas podem ser reduzidas com seu consumo, devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

Prevenção do câncer: o Cardamomo é um alimento anticancerígeno, rico em fitoquímicos que podem ser eficaz contra o câncer de mama, da próstata e do ovário.

Podemos melhorar nossa saúde e expressão genética ao consumirmos alimentos funcionais diariamente.

Faça uso do Cardomomo e tenha uma vida mais leve, saudável e feliz.

Jaqueline Zwarnieski

Nutrição funcional esportiva

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

21 set 2017


Por Jaqueline Zwarnieski
Anuncie